Caras e caros colegas docentes, discentes e técnicos administrativos,

Esperamos que todas e todos estejam bem e com saúde.

É com muita satisfação e respeito que apresentamos nossa candidatura à Direção do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC para o próximo quadriênio (2021 a 2025).

Nossa chapa é composta pelos docentes Fernando Carlos Giacomelli e José Antonio Souza, candidatos aos cargos de Diretor e Vice-Diretor, respectivamente. Na página inicial, encontra-se uma breve apresentação e histórico profissional de ambos.

No ano em que a UFABC celebra 15 anos de atividades, podemos constatar que, nesse breve espaço de tempo, o CCNH tornou-se um dos maiores e mais importantes centros de Ensino, Pesquisa e Extensão do país – o que é motivo de muito orgulho, mas, principalmente, de muita responsabilidade. A gestão de um Centro dessa dimensão pressupõe o compromisso com uma série de princípios, com os quais nos identificamos e nos quais fundamentamos nossa conduta: além dos cinco princípios da administração pública – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência –, consideramos indispensável o profissionalismo, o pragmatismo e o diálogo franco, constante e construtivo com toda a comunidade. Além, é claro, da defesa inegociável da Ciência e da Educação pública, gratuita e de qualidade, bem como dos fundamentos básicos da UFABC, registrados em sua Carta Magna: interdisciplinaridade, excelência e inclusão social. Infelizmente, no âmbito nacional, observa-se desvalorização da educação e da pesquisa – a despeito de sua importância fundamental para o desenvolvimento do nosso país. Precisamos de união.

Temos experiência na coordenação de diversas áreas da universidade (cursos de graduação, programas de pós-graduação, grupos de pesquisa, laboratórios etc.) e na participação em várias instâncias deliberativas (Conselho Universitário, Conselho do CCNH, Comissão de Graduação, Comissão de Pós-Graduação), dentre outras, para as quais sempre fomos eleitos por nossos pares.

Nossa candidatura surgiu de uma proposta coletiva, a partir do diálogo e incentivo de colegas de diversos cursos e áreas do conhecimento. A princípio, consideramos importante enfatizar que somos uma chapa neutra, isto é, não estamos associados a nenhuma gestão (seja do Centro ou da Reitoria, atuais ou passadas). Entretanto, ressaltamos que mantemos, e sempre mantivemos, bons relacionamentos com todos os gestores da Universidade, pautados no respeito, no diálogo e na busca por soluções colaborativas. Estamos trabalhando na elaboração de um plano de metas e ações. Nesse contexto, a opinião de docentes, discentes e técnicos administrativos – que de fato atuam, diariamente, na gestão do Centro – serão de relevância ímpar, bem como reconhecemos o valor de todas as boas práticas e iniciativas de sucesso já existentes. Portanto, acima de tudo, nossas propostas serão construídas ouvindo as demandas e sugestões de todas e todos, com o objetivo de realizar uma gestão democrática e participativa.

Um forte abraço e fiquem bem!

Fernando Carlos Giacomelli

José Antonio Souza